COMO FUNCIONAM AS CONSULTAS DE PSICOLOGIA?
As consultas de psicologia são destinadas a todas as crianças, adolescentes e adultos com problemáticas do foro emocional (ansiedade, depressão, fobias, stress, hiperactividade, psicoses afectivas, transtornos da personalidade, etc.) e/ou problemas relacionados com as funções nervosas superiores (défice de atenção/concentração, insucesso escolar, dislexia, discalculia, disgrafia, fraco raciocínio lógico e abstracto, entre outros).
Num momento inicial, é realizada uma primeira consulta onde o paciente expõe os motivos que o levam a procurar um psicólogo clínico.
De acordo com as observações realizadas durante a primeira consulta, é realizada uma avaliação de diagnóstico (avaliação de personalidade/ludo-diagnóstico, avaliação neuropsicológica ou orientação vocacional).
Tendo em conta os resultados apresentados ao paciente, é definido um plano terapêutico que habitualmente contempla a realização de 12 a 15 sessões semanais de psicoterapia e /ou habilitação neuropsicológica.
Avaliação de Personalidade
A avaliação de personalidade permite ao cliente conhecer os aspectos fundamentais do seu funcionamento psicológico, nomeadamente os recursos para lidar com o stress, com as emoções, as suas capacidades de relacionamento interpessoal, a imagem de si e a organização cognitiva.
Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica permite entender a dinâmica cerebral, conhecer os pontos fortes e trabalhar a estruturação das capacidades menos desenvolvidas (ver habilitação neuropsicológica).
Psicoterapia com Adultos e Adolescentes
Nas sessões de psicoterapia com adultos e adolescentes o principal objectivo é expandir a consciência do cliente sobre a forma como lida consigo, com os outros e com as situações do quotidiano.
Ludoterapia
Nas sessões de ludoterapia o principal objectivo é ajudar a criança a ultrapassar qualquer questão emocional e/ou transtorno do comportamento.
Habilitação Neuropsicológica
Nas sessões de habilitação neuropsicológica o cliente é convidado a participar numa série de tarefas cognitivas que estruturam as capacidades menos desenvolvidas. Esta especialidade é indicada para casos de dificuldade em focar a atenção, dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, dificuldades nos processos de memorização, compreensão de textos e resolução de problemas lógicos.
Orientação Vocacional
A orientação vocacional tem como objectivo ajudar os clientes na escolha da área profissional mais adequada ao seu perfil psicológico.