Que tipo de dificuldades são trabalhadas e qual o objetivo do Projeto Fénix Neuro-Aprendizagem?

O Projeto Solidário Fénix Neuro-Aprendizagem, destina-se a crianças e jovens que se encontrem a estudar e que por dificuldades escolares (e.g atenção, memória, pensamento, linguagem, motricidade, etc.), e/ou emocionais (e.g. autismo, imaturidade, depressão, ansiedade, baixa auto-estima, etc.) e/ou do comportamento (e.g. hiperatividade, oposição, birras, comportamentos violentos, impulsividade, etc.) necessitem de avaliação/acompanhamento  e contempla:

1)  Uma abordagem numa perspetiva preventiva, habilitadora e reabilitadora;

2)  Intervir ao nível emocional, neurocognitivo e comportamental seguindo as guidelines da Organização Mundial de Saúde e Associação Americana de Psiquiatria –Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS.CIF-CJ, 2007), a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde 10ªRev (OMS.CID-10, 1990) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA.DSM-V, 2013);

3) Proceder ao acompanhamento de crianças e jovens até aos 24 anos, com ou sem necessidades de saúde especiais (NSE) desde que, preferencialmente e comprovadamente, atestem situação de carência económica;

4) Promover o desenvolvimento do aluno e a sua maior funcionalidade no seu meio socioeducativo;

5) Permitir um melhor acesso dos alunos a recursos técnicos-clínicos sem limitações de natureza financeira ou de organização e disponibilidade de tempo por parte dos pais ou encarregados de educação;

6) Contribuir para o sucesso educativo e futuras condições de cidadania dos alunos.

Que tipo de especialistas colaboram no Projeto Fénix?

1) Neuropsicólogos – responsáveis pelos diagnósticos e sessões de habilitação neuropsicológica;
2) Psicoterapeutas – que ajudam a ultrapassar as dificuldades emocionais e do comportamento;

Para que serve a avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é composta por um conjunto de materiais que permitem identificar a origem das dificuldades da criança, sejam elas cognitivas, emocionais ou do comportamento. Com base nos resultados é elaborado um programa de habilitação específico para cada criança.

O que é a habilitação neuropsicológica (HN)?

É um conjunto de exercícios motores e cognitivos, adequados a cada criança/jovem, que estruturam as funções cerebrais que ainda não estão desenvolvidas e que estão na origem das suas dificuldades.

Para integrar o Projeto Solidário Fénix Neuro-Aprendizagem:

Marque um atendimento gratuito com um dos nossos especialistas, onde lhe serão apresentados os critérios de inclusão no Projeto e esclarecidas as suas dúvidas.

NOTA: No que concerne á aplicabilidade deste projecto, o INEPSI-Lx delineou que esta deve adaptar-se à disponibilidade do beneficiário, podendo ter lugar no próprio estabelecimento de ensino (crianças/jovens), no espaço de outra instituições de cariz social ou de saúde ou na sede do Instituto de Neuropsicologia de Lisboa.